Como o QR
Code pode ser utilizado como estratégia de marketing?
Recentemente,
a Nestlé anunciou que pretende usar rótulos com QR Code em todo o seu portfólio
de produtos para ajudar o consumidor a saber mais sobre o que vai comprar.
O primeiro a
ganhar o novo código foi o famoso chocolate Kit Kat. Quando o usuário faz a
leitura da imagem que vem estampada na embalagem, é direcionado a uma página na
internet. Lá, ele encontra informações sobre as características do alimento,
valores nutricionais e a história de como ele foi fabricado.
Percebeu como
essa tecnologia é capaz de proporcionar uma experiência diferente para o
consumidor? Imagine que, com tantos produtos similares, dentro de um mercado
saturado de concorrentes, o cliente deseja ter mais segurança na hora de
comprar.
Nesse
sentido, o código na embalagem ajuda a saciar a sede de informação do usuário
com uma eficiência muito maior do que muitos vendedores, que nem sempre estão
disponíveis ou sabem responder a todas as dúvidas do consumidor.
Além de
oferecer informações relevantes sobre o produto, é possível desenvolver
campanhas de marketing criativas, fazer promoções, oferecer jogos interativos
ou outro tipo de entretenimento.
O QR Code
ajuda ainda na execução do inventário da empresa e na gestão do controle de
estoque, assim como o código de barras.
Como usar QR Code
de forma estratégica
Defina os objetivos
da ação
Você já
conhece as vantagens de usar QR Code na embalagem dos produtos, mas não é por
isso que vai investir sem antes fazer um planejamento e listar os objetivos da
sua estratégia de marketing, não é mesmo?
Reúna a sua
equipe e pense de que maneira a sua empresa pretende interagir com o
consumidor. O código apontará para uma página no site? Que tipo de conteúdo
você pretende oferecer? Formato texto ou vídeo? Descontos exclusivos ou algum
tipo de premiação ou bônus? Definir os objetivos é o primeiro passo para o
sucesso.
Estimule o seu
público a interagir
É importante estimular o consumidor a interagir com
o código. Você pode imprimir uma frase de ação junto da imagem, de acordo com o
que foi definido como objetivo. Por exemplo: “Escaneie este código para mais
informações”, “Escaneie este código para ganhar um desconto exclusivo”.
Assim, a finalidade do código permanecerá visível e
o usuário será incentivado a concluir a ação. Lembre-se de que é fundamental
mostrar exatamente o que foi prometido. Caso contrário, o cliente se sentirá
frustrado.
Use a criatividade
e seja objetivo
Sempre que for possível, adicione cores ou novos
formatos para os seus códigos, para que eles se aproximem da identidade da
marca. Faça com que a página de acesso após o escaneamento seja agradável,
bonita e fácil de navegar. Evite publicar informações desnecessárias: seja
objetivo.
Agindo assim, o seu público vai gostar da novidade
e sempre que o seu produto estiver acompanhado de um QR Code, ele será tentado
a escanear para conferir o que a sua empresa criou para surpreendê-lo.
Acompanhe os
resultados da sua estratégia
Para saber se a sua estratégia está dando certo, o
ideal é acompanhar o número de escaneamentos realizados por meio do QR Code
impresso na embalagem. Caso esse número seja baixo, é interessante avaliar o
motivo. Pode ser que o conteúdo não seja atrativo, ou então a publicidade foi
insuficiente.
Independentemente da razão, o importante é ficar
atento a essas respostas e trabalhar para aperfeiçoar as ações sempre que for
necessário e em tempo hábil de reverter o cenário. O sucesso é algo que precisa
ser conquistado e, por isso, as mudanças são parte desse processo.
O uso do QR Code vai aproximar a sua empresa do
público-alvo, aumentar o engajamento com a marca e, consequentemente, as vendas. Pense nisso!
QR Codes chegam aos comerciais de TV
norte-americanos
Os QR codes,
uma espécie de códigos de barras que redirecionam o usuário para determinado
conteúdo, já passaram por outdoors e até mesmo pelos livros. Agora, os códigos chegaram aos comerciais de televisão
norte-americanos.
Para acessar
o conteúdo, basta que o usuário mire o código com um smartphone que possua o
aplicativo de leitura de QR Codes. Assim, o aparelho irá mostrar o conteúdo
"escondido" pelo código.
Essa é uma
forma de anunciantes aprofundarem o conteúdo da publicidade.
Por enquanto,
os comerciais que estão mostrando os códigos são exibidos somente nos Estados
Unidos.
Outro local
onde os QR Codes estão sendo utilizados é no canal do tempo norte-americano
"The Weather Channel". Durante a previsão, o QR Code aparece na tela
e usuários da plataforma Android podem fazer o download do aplicativo do
programa, como mostra o vídeo abaixo.
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