sexta-feira, 10 de maio de 2019

Como usar o QR Code de forma estratégica


Como o QR Code pode ser utilizado como estratégia de marketing?
Recentemente, a Nestlé anunciou que pretende usar rótulos com QR Code em todo o seu portfólio de produtos para ajudar o consumidor a saber mais sobre o que vai comprar.
O primeiro a ganhar o novo código foi o famoso chocolate Kit Kat. Quando o usuário faz a leitura da imagem que vem estampada na embalagem, é direcionado a uma página na internet. Lá, ele encontra informações sobre as características do alimento, valores nutricionais e a história de como ele foi fabricado.
Percebeu como essa tecnologia é capaz de proporcionar uma experiência diferente para o consumidor? Imagine que, com tantos produtos similares, dentro de um mercado saturado de concorrentes, o cliente deseja ter mais segurança na hora de comprar.
Nesse sentido, o código na embalagem ajuda a saciar a sede de informação do usuário com uma eficiência muito maior do que muitos vendedores, que nem sempre estão disponíveis ou sabem responder a todas as dúvidas do consumidor.
Além de oferecer informações relevantes sobre o produto, é possível desenvolver campanhas de marketing criativas, fazer promoções, oferecer jogos interativos ou outro tipo de entretenimento.
O QR Code ajuda ainda na execução do inventário da empresa e na gestão do controle de estoque, assim como o código de barras.
Como usar QR Code de forma estratégica
Defina os objetivos da ação
Você já conhece as vantagens de usar QR Code na embalagem dos produtos, mas não é por isso que vai investir sem antes fazer um planejamento e listar os objetivos da sua estratégia de marketing, não é mesmo?
Reúna a sua equipe e pense de que maneira a sua empresa pretende interagir com o consumidor. O código apontará para uma página no site? Que tipo de conteúdo você pretende oferecer? Formato texto ou vídeo? Descontos exclusivos ou algum tipo de premiação ou bônus? Definir os objetivos é o primeiro passo para o sucesso.
Estimule o seu público a interagir
É importante estimular o consumidor a interagir com o código. Você pode imprimir uma frase de ação junto da imagem, de acordo com o que foi definido como objetivo. Por exemplo: “Escaneie este código para mais informações”, “Escaneie este código para ganhar um desconto exclusivo”.
Assim, a finalidade do código permanecerá visível e o usuário será incentivado a concluir a ação. Lembre-se de que é fundamental mostrar exatamente o que foi prometido. Caso contrário, o cliente se sentirá frustrado.
Use a criatividade e seja objetivo
Sempre que for possível, adicione cores ou novos formatos para os seus códigos, para que eles se aproximem da identidade da marca. Faça com que a página de acesso após o escaneamento seja agradável, bonita e fácil de navegar. Evite publicar informações desnecessárias: seja objetivo.
Agindo assim, o seu público vai gostar da novidade e sempre que o seu produto estiver acompanhado de um QR Code, ele será tentado a escanear para conferir o que a sua empresa criou para surpreendê-lo.
Acompanhe os resultados da sua estratégia
Para saber se a sua estratégia está dando certo, o ideal é acompanhar o número de escaneamentos realizados por meio do QR Code impresso na embalagem. Caso esse número seja baixo, é interessante avaliar o motivo. Pode ser que o conteúdo não seja atrativo, ou então a publicidade foi insuficiente.
Independentemente da razão, o importante é ficar atento a essas respostas e trabalhar para aperfeiçoar as ações sempre que for necessário e em tempo hábil de reverter o cenário. O sucesso é algo que precisa ser conquistado e, por isso, as mudanças são parte desse processo.
O uso do QR Code vai aproximar a sua empresa do público-alvo, aumentar o engajamento com a marca e, consequentemente, as vendas. Pense nisso!

QR Codes chegam aos comerciais de TV norte-americanos

Os QR codes, uma espécie de códigos de barras que redirecionam o usuário para determinado conteúdo, já passaram por outdoors e até mesmo pelos livros. Agora, os códigos chegaram aos comerciais de televisão norte-americanos.
Para acessar o conteúdo, basta que o usuário mire o código com um smartphone que possua o aplicativo de leitura de QR Codes. Assim, o aparelho irá mostrar o conteúdo "escondido" pelo código.
Essa é uma forma de anunciantes aprofundarem o conteúdo da publicidade.
Por enquanto, os comerciais que estão mostrando os códigos são exibidos somente nos Estados Unidos.
Outro local onde os QR Codes estão sendo utilizados é no canal do tempo norte-americano "The Weather Channel". Durante a previsão, o QR Code aparece na tela e usuários da plataforma Android podem fazer o download do aplicativo do programa, como mostra o vídeo abaixo.

Disponível em: https://youtu.be/N3e3WwoW9LQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MSI por todos, e todos pelo MSI.

Projeto integrador turma INF 341. MSI por todos, e todos pelo MSI. Este projeto se faz presente com o objetivo apresenta o curso médio...