A Utilidade dos QR Codes
CategoriasTransformação
Digital
25 setembro,
2017
A utilidade dos QR Codes na transformação digital das organizações não tem sido plenamente aproveitada, apesar da sua versatilidade e baixo custo de implementação.
Os QR Codes são códigos de barras
bidimensionais facilmente lidos por aplicações gratuitas que se instalam nos telemóveis
ou tabletes, desde que estes tenham câmara embutida.
QR Codes no Acesso a Redes WIFI
Ainda nos espaços públicos, podem ser usados para
permitir o acesso a redes wifi, quando existam, tornando os utilizadores
independentes e libertando os empregados dessa tarefa.
Esta possibilidade existe mesmo que não haja acesso
à rede wifi no momento da leitura, uma vez que rede e password ficam registadas
no telemóvel que fez a leitura do QR Code
QR
Codes nas Imobiliárias
As placas exibidas pelas
imobiliárias nas propriedades que possuem para venda ou arrendamento, podem
possuir um QR Code que após ser lido remete para um vídeo sobre o imóvel, com
informação mais detalhada, para além de permitir o agendamento de visita.
Estes pedidos de agendamento são
muito mais efetivos, porque o interessado conhece a zona e os detalhes da
propriedade.
QR
Codes na Indústria
Na indústria, de onde são
originários, podem ser colocados junto aos equipamentos fabris para remeter,
após serem lidos, para manuais de procedimentos, informações sobre a produção,
ou fichas de manutenção do equipamento.
QR
Codes na Venda de Produtos
Podem ser usados em comunicações
publicitárias, em espaços públicos, ou em montras, possibilitando a compra
online dos produtos anunciados.
Em alguns países asiáticos é
normal a existência de placards de produtos, nas estações de Metro, para
permitir a encomenda de produtos enquanto se espera pelo transporte.
QR
Codes no Marketing e Publicidade
No marketing e publicidade são
usados em promoções, ofertas especiais e como forma de disponibilizar conteúdos
exclusivos aos utilizadores de produtos e serviços de uma empresa.
Os QR Codes no marketing poderão
assegurar a ligação entre a posição offline (ex: flyers, outdoors, anúncios em
jornais e revistas) e a posição online das organizações (ex: fichas de produto,
encomendas, website, redes sociais).
QR
Codes para Pagamentos
Em regra o QR Code será impresso
nas facturas e o cliente, após leitura do mesmo, receberá os valores a pagar no
seu telemóvel. Se os confirmar será encaminhado para o Portal do respectivo
banco para autenticação e efectivação do pagamento.
Este pagamento é muito cómodo,
porque só é preciso o telemóvel e é normalmente realizado utilizando apps
fornecidas pelas instituições financeiras.
Conclusão
A eficácia dos QR Codes é enorme
na ligação de comunicações offline a online, porque não necessitam de
equipamentos especiais para leitura, bastando um telemóvel que possua câmara
incorporada e aplicação grátis instalada.
A sua adopção pelas organizações pode
contribuir para a:
- transformação
digital das organizações;
- Otimização de
processos;
- Redução da carga
administrativa;
- Redução de erros de
digitação;
- Promoção de
produtos e serviços;
- Venda online.
Se pretender saber mais sobre como
pode usar os QR Codes na sua empresa, solicite‑nos auditoria gratuita clicando
no banner abaixo.
FONTE: https://www.crivosoft.pt/blog-pt/a-utilidade-dos-qr-codes/

Nenhum comentário:
Postar um comentário