sexta-feira, 3 de maio de 2019

Uso do QR Code

QR codes se popularizaram e hoje fazem parte do cotidiano de pessoas ao redor do mundo

Supermercados virtuais e turismo
Há pouco, começaram a surgir na Europa e na Ásia espécies de supermercados virtuais. Nas fotos das imensas prateleiras, dispostas em estações de metrô e outros locais de grande afluxo de pessoas, todos os produtos contam com
QR Codes. Para comprar, só é preciso apontar a câmera do smartphone e fazer o pagamento no cartão de crédito ou por débito em conta.As compras são entregues em casa. Essa, acredite, é só uma das quase infinitas aplicações.
No Brasil, governos estaduais e municipais começaram a usar o código QR em substituição aos códigos de barras. No Rio de Janeiro, as tradicionais calçadas portuguesas - mosaicos de pequenas pedras - ganharam 30 pontos com QR Codes desenhados.Ao captar a imagem desenhada nas pedras, os turistas podem obter informações sobre os locais. O mesmo ocorre em Curitiba, onde uma calçada da Boca Maldita, no centro da cidade,também abriga um QR.
No Rio Grande do Sul, o pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos Daniel Lopes faz experimentos educacionais com base em QRs.Após fotografarem locais que considerem interessantes, estudantes
contam suas experiências ou percepções no blog escolaaumentada.tumblr.com.
- Nós usamos QR Code para provocar o que chamamos de uma curadoria aberta dos espaços públicos - compara Lopes.
História
Um código QR é como um código de barras, um tipo de imagem bidimensional legível por scanner, que pode ser uma simples câmera de smartphone associado a um aplicativo especial de leitura. Os quadradinhos pretos, organizados em um formato específico, podem ter variados tipos de informação, como um texto ou o endereço de uma página na web. QR, em inglês, significa Quick Response (resposta rápida).
1994 - O código QR é criado pela empresa japonesa Denso-Wave, inicialmente usado para catalogar estoques.
1999 - O padrão japonês, usado até hoje no mundo inteiro, é lançado em janeiro de 1999.
2003 - Começam a ser desenvolvidos aplicativos que ajudam usuários a adicionar dados a seus telefones celulares usando a câmera.
2004 - Os códigos QR passam a aparecer em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs.
2008 - No Brasil, anúncios e publicações começam a aparecer com o código QR de forma mais recorrente.

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