QR
codes se popularizaram e hoje fazem parte do cotidiano de pessoas ao redor do
mundo

Supermercados virtuais e turismo
Há pouco,
começaram a surgir na Europa e na Ásia espécies de supermercados virtuais. Nas
fotos das imensas prateleiras, dispostas em estações de metrô e outros locais
de grande afluxo de pessoas, todos os produtos contam com
QR Codes.
Para comprar, só é preciso apontar a câmera do smartphone e fazer o pagamento
no cartão de crédito ou por débito em conta.As compras são entregues em casa.
Essa, acredite, é só uma das quase infinitas aplicações.
No Brasil,
governos estaduais e municipais começaram a usar o código QR em substituição
aos códigos de barras. No Rio de Janeiro, as tradicionais calçadas portuguesas
- mosaicos de pequenas pedras - ganharam 30 pontos com QR Codes desenhados.Ao
captar a imagem desenhada nas pedras, os turistas podem obter informações sobre
os locais. O mesmo ocorre em Curitiba, onde uma calçada da Boca Maldita, no
centro da cidade,também abriga um QR.
No Rio Grande
do Sul, o pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos
Daniel Lopes faz experimentos educacionais com base em QRs.Após fotografarem
locais que considerem interessantes, estudantes
contam suas
experiências ou percepções no blog escolaaumentada.tumblr.com.
- Nós usamos
QR Code para provocar o que chamamos de uma curadoria aberta dos espaços
públicos - compara Lopes.
História
Um código QR
é como um código de barras, um tipo de imagem bidimensional legível por
scanner, que pode ser uma simples câmera de smartphone associado a um
aplicativo especial de leitura. Os quadradinhos pretos, organizados em um
formato específico, podem ter variados tipos de informação, como um texto ou o
endereço de uma página na web. QR, em inglês, significa Quick Response
(resposta rápida).
1994 - O
código QR é criado pela empresa japonesa Denso-Wave, inicialmente usado para
catalogar estoques.
1999 - O
padrão japonês, usado até hoje no mundo inteiro, é lançado em janeiro de 1999.
2003 -
Começam a ser desenvolvidos aplicativos que ajudam usuários a adicionar dados a
seus telefones celulares usando a câmera.
2004 - Os
códigos QR passam a aparecer em revistas e propagandas, para registrar
endereços e URLs.
2008 - No
Brasil, anúncios e publicações começam a aparecer com o código QR de forma mais
recorrente.
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